Qual jogo de peças de xadrez devo comprar?
O melhor jogo de peças de xadrez para quem está começando
Muitos pais me procuram querendo saber onde comprar e que tipo de jogo de peças de xadrez comprar.
Primeiramente, onde comprar não é problema. Entre em nossa loja e confira modelos de tabuleiro, peças e relógios que agradam a todos os gostos e necessidades. Segundo e mais importante, que modelo de peças comprar?
Pode parecer irrelevante o modelo ou tamanho das peças, mas em se tratando de aprendizagem na infância, esses fatores contam muito. Vou dividir algumas características dos modelos de peças de xadrez para facilitar a compreensão:
Tamanho
O tamanho das peças de xadrez é normalmente medido pela altura do rei. Para iniciação, recomendo um rei com no mínimo 9cm e no máximo 11cm. Peças fora dessa faixa tornam difícil o manuseio pela criança, pois ela acaba derrubando as peças ao tentar movê-las. É possível encontrar no mercado diversos tamanhos de peças, tanto em altura quanto em diâmetro, mas peças fora dessa faixa não são muito comuns.
Com feltro ou sem feltro? Com peso ou sem peso?
O feltro serve para “segurar” as peças no tabuleiro, evitando que elas escorreguem e saiam de sua posição. Deixo essa decisão por sua conta, pois é um fator que para mim é irrelevante. Porém, algumas peças não tem o feltro de boa qualidade. Com isso, ele acaba soltando do fundo da peça. Isso sem contar as crianças que, de tão ansiosas que ficam, acabam arrancando o feltro.
Já o peso tem a função de manter as peças em pé, evitando que caiam facilmente. Recomendo comprar peças com peso pois, sabendo que a coordenação motora de uma criança ainda está em desenvolvimento, toda ajuda para manter as peças em pé é bem vinda. Mas novamente, cuidado com a qualidade.
Muitas peças vem com o peso (uma “moeda” de ferro ou chumbo) e o feltro de forma avulsa, cabendo a você colocar o peso e depois colar o feltro embaixo. Fuja dessas, prefira as peças que já vem com o peso e feltro colados de fábrica.
Madeira ou plástico?
Plástico maciço. Melhor, polietileno maciço. Digo isso por dois motivos: São mais baratas que as de madeira. Peças de madeira são recomendadas para decoração ou para torneios de mais alto nível. Segundo, peças de plástico são mais resistentes, aumentando assim a sua vida útil na mão de crianças que com certeza irão derrubá-las em algum momento. Evite as peças ocas, pois uma queda ou pisão acidentam podem quebrar facilmente qualquer peça.
Qual modelo comprar?
Esse é o ponto crucial. Quando procuramos por “jogo de peças de xadrez” no google, temos uma boa ideia de quantos modelos diferentes existem no mercado. Desde o modelo Staunton (o modelo mais clássico e conhecido, conheça mais sobre ele aqui) até peças representando os maias, espanhóis, egípcios, romanos, etc. Como já pode se perceber com as dicas anteriores, vá no básico. Peças com modelos muito trabalhados são apenas para decoração, como podemos ver na imagem acima. Peças para praticar devem ser facilmente reconhecidas durante o jogo. Imagine uma criança que, além de tentar lembrar o movimento das peças, tem que tentar identificar quem é o bispo? Portanto, vá no básico, vá de Staunton.