Como ensinar xadrez para uma criança?
Qual a idade mínima para aprender xadrez?
Como ensinar xadrez?
Como assim não pode capturar o rei no xadrez?
É isso mesmo que você leu. O rei não pode ser capturado no xadrez. Como assim? Para ganhar o jogo de xadrez, você deve prender o rei, não capturá-lo. Quando é possível capturar o rei, significa que algo errado aconteceu e chamamos isso de falta. A falta acontece quando realizamos algo errado no xadrez, quebramos alguma regra. Por exemplo, a regra diz que, ao estar em xeque (ou seja, com seu rei sob ataque), você deve salvá-lo em seu próximo lance. Se não fizer isso, ao mover outra peça por exemplo, você cometerá uma falta. Assim como no futebol, ao cometer uma falta devemos seguir três passos: para o jogo, anotar a falta e continuar o jogo. Parar o jogo e anotar a falta é como se fosse aplicado um cartão amarelo (ou vermelho, dependendo do tempo de jogo). Ao continuar, você deve voltar o lance incorreto e realizar um outro, sem errar dessa vez. No exemplo que usamos, você deve tirar o rei do xeque. Após isso, o jogo continua. Se seu adversário cometer uma segunda falta, consideramos um cartão vermelho e ele perde o jogo. Conforme comentei anteriormente, a quantidade de faltas varia de acordo com o tempo de jogo. Em partidas Blitz (menos de 5min) uma falta causa a perda da partida. Em jogos Standard (mais de 1h) duas faltas causam a perda. Portanto, pensando dessa forma, sempre que for possível capturar o rei, uma falta aconteceu. Devemos voltar o lance e continuar, até conseguirmos prender o rei.
O xeque-mate
E aqui chegamos a parte mais complexa do processo. Ensinar o xeque-mate é algo MUITO abstrato. Com isso, torna-se a parte mais difícil para uma criança compreender. O xeque-mate acontece quando atacamos o rei (xeque) e ele não possui nenhum movimento legal para escapar desse xeque, seja fugindo, bloqueando com alguma peça ou capturando a peça atacante. Explicar isso a uma criança é extremamente difícil. E, mesmo que entenda, aplicar isso na prática também é igualmente difícil. Como já falamos e repetimos, agora é hora de aplicar a metodologia Mearas: ensine, pratique e brinque. Até aprender.
Quais formas de estimular corretamente?
Não perca
Nunca deixe uma criança ganhar. Deixar ela vencer faz com que você não seja mais um adversário a ser batido. E, acredite, eles sabem quando você deixou. Isso faz com o que o jogo perca a graça. Jogue, ganhe, mas mantenha sempre uma distância curta. Não destrua o jogo da criança. Permita que ela realize algumas capturas, faça alguns movimentos, tenha um jogo desenvolvido e gaste um tempo jogando. Perder em 4 lances não traz benefício nenhum.
Não volte nenhum lance
Não permita que ele volte um lance. Isso é proibido no xadrez. Mesmo que de forma pedagógica, evite quebrar regras. Isso serve para a vida. Mostre que, ao realizar um lance ruim, você deve lidar com as consequências. E que, muitas vezes, é impossível voltar atrás. Para que isso não aconteça, você deve pensar melhor nos próximoas lances, pois sabe que voltar não é uma opção.
Elogie se acertar, comente se errar
Se a criança fizer um bom lance, elogie. Se a criança fizer um lance ruim, comente. Ao fazer um bom lance, comente porque esse é um bom lance. Mostre como isso melhora seu jogo. Quando fizer um mal lance, pergunte o motivo dele ter realizado aquele movimento. Mostre os motivos de ser um lance ruim, e continue o jogo. Lembre-se da dica anterior: não deixe voltar nenhum lance.gostam e não querem participar.
Conclusão
O segredo geral do estímulo para qualquer atividade para uma criança está na diversão. Ninguém gosta de algo que seja forçado ou chato. Deixe o jogo ser divertido, interessante, legal. Creio que esse seja o diferencial da Mearas Escola de Xadrez no mercado. Ao entrar, cada professor em seu treinamento ouve que o xadrez é o esporte mais chato que existe. Cabe a nós professores deixá-lo legal. Após se apaixonar pelo xadrez, os alunos ficam mais propensos a gostar até das partes mais chatas.
Quer estimular seu filho a gostar de xadrez? Fale com a gente 🙂
Wellington Melo
Diretor geral
Mearas Escola de Xadrez
Mestre em Educação pela Unb